Powered By Blogger

sábado, 14 de maio de 2011

Perigos causados pela Infraestrutura das rodovias...

Certa vez estava lendo um artigo que falava de um estudo sobre os projetos viários e seus problemas e me chamou atenção o que dizia o sr: Rubens de melo,engenheiro e especialista em trânsito;ele dizia que "além da qualidade do pavimento asfáltico ou de concreto juntamente com curvas com inclinações inapropriadas e ângulos muito fechado,rotatória e retornos apertados,alças de acesso a viadutos,sinalização horizontal e vertical como placas de velocidade maxíma inadequadas a alguns veículos",que este conjunto de coisas poderiam esta contribuindo para o aumento de acidentes nas rodovias brasileiras.
Queria chamar a atenção dos meus colegas de trabalho para alguns pontos que considero muito importante para nós cegonheiros,que de nós nunca passou por uma situação de se deparar com um trevo ou rotatória muito apertado em que foi necessário subir no meio-fio,se não passou vai passar aos mais novos fica aqui o alerta,eu mesmo já passei por algumas situações destas  uma vez foi na cidade de Blumenau em SC,a outra foi na cidade de Arapiraca no trevo que saia sentido serra das pinhas este ainda devido a situação precária da estrada feito na contra mão de direção,voltemos ao assunto,as sinalizações horizontais que determinam os pontos de ultrapassarem só leva em consideração os obstáculos físicos das vias e não o fluxo de trânsito que poderá ocorrer caso você esteja atrás de um veículo de grande porte por exemplo um baú,não costumamos andar muito tempo atrás de outros  veículos procuramos sempre um meio de uma ultrapassarem.
A outra questão que mais me preocupa é as placas de velocidade maxíma permitida,elas expõe os caminhões a uma velocidade inadequada sem levar o tipo de carga,e esta velocidade é muito acima da ideal para a segurança expondo o caminhão força chamada de  força "G" que é a aceleração lateral excessiva que leva o caminhão ao limite de um tombamento.
Vale dizer que as nossas estradas tem projetos arcaicos os veículos mudaram os caminhões são mais potentes desenvolvem velocidades maiores e mantém esta velocidade,muitos de nós profissionais do volante são despreparado em vários aspectos,aspectos este que abordaremos em uma outra oportunidade soma a tudo isto aquela sinalização feita sob parâmetros inapropriados aos dias atuais teremos uma chance muito maior de nos envolvermos em acidentes de trânsito.
Fica aqui o alerta aos colegas do trecho,leve estes itens em consideração,principalmente com relação as placas de velocidade maxíma não esqueça o tipo de carga que você está transportando e uma boa viagem.

3 comentários:

  1. lamentavel uma coisa dessa ,essa imagem é imprecionante,quem sabe os orgãos publicos nao vêem isso, eu vi esse dia foi ali saindo do elevado pra pegar a 23 d maio, coitado do motorista estava vindo do rio de janeiro perdidão por falta de placas indicativas "foi parar la nakele local e mal sabia ele q a uns 300 metros afrente tinha um viaduto de 4.40 metros "deve ter sofrido esse dia , ACOORDA prefetura tenq tomar providencias viadultos e placas de altura minima de 5 metros ACORDA ACORDA.........

    ResponderExcluir
  2. é isso ai luciano, as autoridades não tomam conhecimento das dificuldades que nós passamos ao chegar nas cidades para fazer as entregas e somos colocados como inresponsáveis, isso é um absurdo...
    obrigado pelo comentário e abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. até quando vamos viver nestas condições "até quando",comprar carro todo mundo quer é facil chegar na consessionaria e comprar mais nao sabe com chega até a msma dexa pra lá fico nervoso só de começar a digitar essas frases abraços pessoal

    ResponderExcluir